Em 1672, o jornalista Jean Donneau de Visé, criou a primeira revista de moda " Le Mercure Galante".
Já na época, a revista escrevia sobre artes, , teatro, literatura, cançoes, as fofocas, sobre a alta sociedade e o que estes vestiam.
Esta revista era publicada semanalmente
A escolha do nome "Le Mercure Galant", foi escolhido em referencia ao deus mercúrio , que na mitologia grega, era o mensageiro dos deuses, responsável por transmitir informações com qualidade e velocidade.
A revista , era denegrida por certos autores da época, no entanto a revista torna-se um sucesso.
Na época, quem tinha dinheiro, tinha os costureiros particulares como fontes exclusivas da criatividade de moda, e para deleite da restante sociedade que as desejava imitar a alta sociedade.
Le Mercure Galant, estabeleceu os primeiros padrões de ilustração de moda e as primeiras directrizes das tendenciais, convencionando o conceito das estações que existem até hoje.
Esta revista não só teve um papel significante para a história da moda europeia, como firmou um marco importante na relação entre moda e a sociedade.
A revista " le Mercure Galant"
foi a primeira a divulgar noticias sobre o consumo de luxo, etiqueta e estilo de vida da corte de Luís XIV.
Os artigos , inclusive abrangiam discussões sobre o papel de costureiros e artistas, da mercadoria e dos consumidores, contribuindo para o desenrolar interno da moda e de mais hábitos franceses.
Em 1724 quando a revista já estava fazendo sucesso em toda a França e até em outros países. mudou o titulo para " Le Mercure de France", durando por mais 100 anos.
Em 1825 ela deixa de ser publicada.
Para quem deseja consultar os detalhes das edições, a biblioteca nacional da França disponibiliza 37 anos da revista ( 1678-1714).
Comentários
Postar um comentário